quarta-feira, 25 de maio de 2011

Borussia Dortmund: o novo campeão alemão!

 

O segundo campeão a ser analisado pelo "Notícias de Bancada" será o Borussia de Dortmund, o clube com os adeptos mais fiéis da Europa.
Novo campeão alemão, treinado por Jurgen Klopp, conseguiu a proeza de ser campeão num campeonato altamente competitivo, onde os candidatos ao título são incertos todos os anos. Com uma equipa com uma média de idades a rondar os 23 anos, a equipa alemã foi a mais regular ao longo do campeonato e a que melhor futebol praticou. Muitos jogadores desta equipa são oriundos das camadas jovens do clube, o que faz com que já tenham algum entrosamento entre si. Este é, sem dúvida, um dos grandes exemplos onde podemos afirmar que a aposta na prata da casa dá sempre resultados no futuro! Sinceramente, acho que todos os clubes deviam seguir este exemplo, pois todos sairiam beneficiados (clube, selecção, ...).
A equipa do Dortmund, por norma, actua em 4-1-3-2 e apresenta o seguinte onze:


Na baliza, reside o jogador mais experiente desta equipa, Roman Weidenfeller, que tem sido cobiçado pelos melhores clubes do campeonato alemão e europeus.
No sector defensivo, quatro excelentes jogadores: os centrais estão na mira dos maiores colossos europeus (nomeadamente Subotic, que é pretendido pelo Manchester United). Tanto Subotic como Matts Hümmels são dois centrais fantásticos, jovens, e cujo futuro se prevê brilhante. Formam uma dupla muito coesa e muito difícil de ultrapassar. Nas laterais, Lucas Pisczek e Schmelzer. O lateral direito, Pisczek, só agora se conseguiu afirmar (antigamente, no Hertha de Berlim, era médio-ala e nem sempre era titular, tendo explodido esta época como lateral direito). Dá muita profundidade ao flanco direito, embora a defender não seja tão eficiente como a atacar. Na esquerda reside, muito provavelmente, um dos futuros melhores laterais esquerdos do mundo. Schmelzer ataca e defende com uma eficiência incrível, aliando a técnica, finta e velocidade a uma capacidade defensiva fantástica.
No meio-campo, a época conheceu duas fases: numa primeira fase, o miolo era composto por cinco homens (Svën Bender como trinco, Nuri Sahin como box-to-box, na direita Mario Götze, na esquerda Großkreutz e como nº10 muito provavelmente a maior revelação da Bundesliga desta época: Shinji Kagawa. Com a lesão deste último, pensava-se que a equipa iria perder qualidade, no entanto, esta continuou forte e na segunda parte da época passou a jogar sem box-to-box, passando para um losango ofensivo como está exposto na figura acima, com Svën Bender a "segurar as tropas", Sahin a distribuir jogo, e Götze e Großkreutz nas alas.
Na frente de ataque, como já foi dito em cima, a época conheceu duas fases: antes da lesão de Kagawa, Barrios jogava solitário na frente, com Kagawa a aparecer esporadicamente para confundir os adversários; após a lesão de Kagawa, Barrios passou a ter a companhia de Lewandowski, possante ponta-de-lança que na época transata foi o melhor marcador do Lech Poznan no campeonato polaco. Com a companhia de Lewandowski, Barrios ficou mais solto, aparecendo mais como um segundo avançado, passando a "batuta" de homem-de-área ao polaco. E parece que deu efeito, pois o Dortmund não foi abaixo na segunda metade da época, conquistando o ceptro após um jejum de 9 anos.

Conseguirá o Dortmund na próxima temporada renovar o título? E na Champions, conseguirá chegar aos oitavos-de-final? Jogadores como Kagawa, Götze, Schmelzer, Subotic e Hümmels darão o salto já esta época? (Recordamos que Nuri Sahin já assinou pelo Real Madrid)

M. Gonçalves

6 comentários:

  1. Mas que grande análise!
    Parabéns, excelente blog, já não dispenso a visita!

    Abraços e continuação!

    ResponderEliminar
  2. Falta apenas dizer que são talvez os adeptos mais fieis da europa.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  3. Fernando Costa,

    Tem toda a razão, passou-me completamente ao lado. Vou corrigir, obrigado pelo alerta.

    Abraços,

    M. Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. grande analise, parabéns!

    Se nenhum desses sair, este Dortmund, juntamente com o FC Porto, podem ser as surpresas da próxima Champions League.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Miguel,

    Juntando a esses dois, também o Lille, se não sairem as suas pérolas, poderá ser uma surpresa!

    Obrigado pelo comentário, fico muito grato!

    Abraços,

    M. Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. Senhor Doutor Engenheiro Andre Vaz26 de maio de 2011 às 09:00

    Cada vez gosto mais deste blog :")

    ResponderEliminar

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!