quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manchester United: o novo campeão inglês!


O terceiro campeão a ser analisado pelo "Notícias de Bancada é o Manchester United, que roubou esta época o título que pertencia ao rival Chelsea. Comandados por um verdadeiro “senhor” do futebol, Sir Alex Ferguson, os red devils conseguiram vencer uma liga extremamente competitiva, considerada por todos como o campeonato onde se pratica o melhor e mais bonito futebol do mundo além de também marcarem  presença na final da Liga dos Campeões, em Wembley.
Graças à riqueza do seu plantel, Ferguson variou diversas de vezes de 11 titular de jogo para jogo, conforme as exigências que o adversário lhe proporcionava. Uma das chaves para o sucesso deste ano foi a experiência e maturidade de certos jogadores aliadas ao talento dos mais jovens.

O onze que alinhou mais vezes de início ao longo da época foi o seguinte:



Van der Sar - Na minha opinião, o melhor guarda-redes dos últimos anos. A baliza parecia demasiado pequena para o adversário quando, entre os postes, se encontrava esta lenda do futebol. Com 21 anos de carreira, era o mais experiente do plantel, com um grande sentido de liderança dentro do grupo. A sua idade não foi um impedimento para o atleta, que revelou ter uns excelentes reflexos ao longo da época. É com grande tristeza que vejo o seu adeus aos relvados.

Rafael - Esta foi a sua terceira época ao serviço do clube. O jovem jogador conseguiu afirmar-se na equipa titular onde lutou por esse estatuto com o irmão Fábio. O lateral demonstrou esta temporada ser veloz,explosivo e bastante criativo não fosse ele de origem brasileira.

Vidic -  Dos melhores centrais da actualidade,o sérvio já se afirmou há muito na muralha defensiva juntamente com Rio Ferdinand. Forte no jogo aéreo, Vidic é dos jogadores mais regulares  do plantel dos red devils. Devido ao elevado assédio de muitos clubes europeus o United renovou com o atleta o ano passado até 2014.

Rio Ferdinad - Um central bastante completo e elegante na sua maneira de jogar, o internacional inglês sabe ritmar e ler o jogo como ninguém,além de mostrar uma grande calma na hora de efectuar os passes. Fundamental na estrutura da equipa, Ferdinand é uma dor de cabeça para os adversários, transmite grande confiança á equipa.

Evra - Indiscutível na lateral esquerda, o francês é conhecido pela sua velocidade,raça e pelo seu porte físico. Incansável no corredor esquerdo, Evra participa em muitas acções ofensivas da equipa, um osso duro de roer.

Nani - Como foi possível observar esta temporada, Nani está mais que adaptado e familiarizado com o campeonato inglês. O jovem português demonstrou enorme qualidade ao ser decisivo e fundamental em diversos jogos. Um dos melhores extremos a nível mundial, consolidou o seu ano de afirmação na Premier League ao vencer o campeonato e ao estar entre os candidatos a jogador jovem do ano.

Carrick - O cérebro da equipa. Carrick é fundamental no meio campo dos red devils, não só a pausar o jogo e a fazer grandes passes mas também em acções defensivas, onde efectua várias recuperações de bola ao longo do jogo. Um homem bem conhecido pelos adeptos que tem o seu lugar seguro.

Fletcher - Promovido das camadas jovens do clube, Fletcher é o exemplo de que apostar na formação dá os seus frutos. Conhecido pela sua excelente capacidade de remate e pelo seu potente pé esquerdo, o jovem jogadro afirmou-se este ano entre os titulares do campeão inglês.

Ryan Giggs - Surpreendente. Juntamente com Van der Sar, Carrick e Ferdinand é dos jogadores mais experientes e maduros do Manchester. Apesar da sua idade, o gaulês é uma peça-chave na equipa. Dotado de uma excelente visão de jogo, faz as delícias dos adeptos com passes magníficos e jogadas espantosas que deixam qualquer um boquiaberto. Dono de uma grande criatividade, Ryan Giggs é artista no que toca a inventar o golo quando a jogada já parece perdida.

Wayne Rooney - Dispensa apresentações. O “hooligan”,como é conhecido, é um velocista nato com um grande remate. Com um excelente sentido de oportunidade, o inglês raramente falha quando chega a hora de fazer o golo. É um quebra-cabeças para qualquer defesa,e a sua enorme mobilidade arrasa tudo e todos. Esta época fez uma dupla de avançados incrível com Javier Hernández. Continua entre os melhores a nível mundial na posição de ponta de lança.

Javier “Chicharito” Hernández - O jovem avançado foi a revelação deste ano. Começou a época como suplente,mas sempre que era chamado pelo técnico fazia questão de resolver jogos. Determinante no percurso o campeão esta temporada, “Chicha” afirmou-se como titular já para o final do campeonato, demonstrando uma exímia finalização e uma determinação incrível. Um talento que ainda tem muito para dar ao mundo do futebol.

Conseguirá o Manchester United vencer o Barcelona na final da Liga dos Campeões? E o título inglês? Conseguirá ser campeão outra vez?

Nuno Correia

1 comentário:

  1. Espero que vençam o Barcelona na final!

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!