quarta-feira, 18 de maio de 2011

FC Porto vence a Liga Europa!




O FC Porto venceu hoje a Liga Europa, em Dublin. Numa primeira parte onde as duas equipas entraram com receio, foi o FC Porto quem teve maior domínio territorial. O SC Braga entrou com o bloco muito junto, cortando as linhas de passe à equipa portista, que construía o jogo com dificuldade. A primeira oportunidade de golo surgiu aos 4', por Custódio, bola que passou perto do poste. Na resposta, o Porto quase marcava, num remate explêndido de Hulk, a passar nem a um palmo de distância do poste esquerdo da baliza de Artur. Aos 44', Rodriguez, numa desconcentração, fez um mau passe, originando um contra ataque do FC Porto, onde Guarín cruzou para a cabeça de Falcao que, sozinho, inaugurou o marcador.
Na segunda parte, o Braga entrou destemido e, logo a abrir, quase que marcava, quando Mossoró roubou a bola a Fernando e se isolou perante Helton, mas não teve a displicência necessária para restabelecer a igualdade. A partir daí, o jogo foi sempre controlado pelo FC Porto, apesar de ser o Braga quem tinha mais bola. Quase no final do jogo, Belluschi quase marcava, num remate que passou a cm da baliza de Artur. O jogo acabou e foi o FC Porto que fez a festa. Fica a marca de que quem ganhou com isto foi o futebol português, que, pela primeira vez, conseguiu colocar duas equipas na final de uma competição europeia.

Destaques positivos:

Falcao - É, obviamente, o grande destaque desta partida, pois é ele que dá a Liga Europa ao FC Porto. Contudo, perdeu quase todos os duelos que manteve com Paulão.

Fernando - Excelente sentido posicional, tapou todos os caminhos da baliza de Helton, não deixando que ninguém ocupasse o seu raio de acção.

Guarín - Encheu o meio-campo com a sua força, raça e técnica. É dele que surge a recuperação de bola e é ele que faz o cruzamento que dá origem ao golo de Falcao

Helton - O aniversariante não teve muito trabalho pela frente, contudo, na única vez em que foi chamado a intervir, fez uma defesa de enormíssima qualidade, garantindo quase automaticamente a vitória para os dragões.

Hulk - A sua velocidade e agilidade fazem dele um adversário quase impossível de travar! Sílvio hoje foi a prova disso, onde raramente conseguiu parar o "incrível".

Paulão - Excelente jogo do central do Braga, ganhando quase todos os duelos a Radamel Falcao. No golo, não podia fazer nada.

Custódio - Foi o grande tampão no meio campo do Braga, mostrando grande pulmão, tanto nas acções ofensivas como defensivas.

Destaques Negativos:

Rodriguez - Está directamente ligado ao golo portista, pois é dele o mau passe (escusado) que dá origem ao contra ataque do Porto. Além disso, parecia estar um bocado "a leste" do jogo, pois estava algo desconcentrado.

Hugo Viana - Tal como Rodriguez, pareceu estar um bocado distante do jogo, errando muitos passes.

Lima/Paulo César - Dois jogadores que passaram ao lado da final. Lima foi completamente engolido pelos centrais, ao passo que Paulo César perdeu todos os duelos com Sapunaru.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!