quarta-feira, 8 de junho de 2011

Barcelona: a melhor equipa do Mundo! (e por que não, a de sempre?)


Por Miguel Gonçalves

Continuando a nossa rubrica "Crónica dos Campeões", o campeão a ser analisado hoje é, sem sombra para a dúvida, a melhor equipa do Mundo. Estamos a falar, claro está, do FC Barcelona. A equipa da Catalunha pratica um futebol nunca antes visto, tendo uma cultura de posse que chega ao ponto de se tornar obsessiva, mas que delicia qualquer amante do Deporto Rei. O timoneiro que comanda todo este projecto chama-se Josep Guardiola, ele que começou na equipa B do catalães, e que desde aí impôs um estilo de jogo que prometia revolucionar o futebol mundial - o famoso "tiki taka". E pronto, os resultados estão à vista, e nem um Real Madrid a investir milhões no seu plantel conseguiu derrotar este fantástico Barça, exceptuando a final da Taça do Rei, onde o génio de CR7 resolveu.
As conquistas do Barcelona deste ano foram a Liga dos Campeões, a Liga BBVA e a Supertaça de Espanha. Messi, Xavi, Iniesta e Piqué são os expoentes máximos deste plantel que joga com os olhos fechados praticamente.

Eis o 11 base:


Na baliza, apesar de muito criticado, Victor Valdés é, sem sombra para dúvidas, um dos melhores guarda redes do Mundo, porque uma boa defesa começa na segurança dada pelo guarda-redes, e não é à toa que o Barcelona é a melhor defesa do Mundo, além de que o catalão, quando chamado a intervir, não compromete, tendo adquirido uma maturidade normal de quem joga regularmente.

No sector defensivo, um verdadeiro Ferrari do lado direito, que defende exemplarmente bem, mas a atacar é que se notabiliza, parecendo um autêntico extremo, tal é a facilidade com que faz o corredor todo, pois quando Messi flecte para dentro, é ele que dá toda a profundidade àquele corredor, e não se têm visto lacunas a nível defensivo. No lado esquerdo, um jogador de características completamente opostas. Abidal, jogador que recuperou, felizmente, de um cancro muito recentemente, é um jogador muito competente a defender (percebe-se, pois ele é um central de origem) e atacar cumpre serviços mínimos, mas, como diz a gíria futebolística, para um lateral, primeiro defende-se, depois ataca-se. E Abidal é um bom exemplo disso. No eixo central, a melhor dupla de centrais do Mundo. Puyol, um experiente central, que no início da carreira era lateral direito, um autêntico "poço de energia", pois aos 33 anos ainda corre como um miúdo de 20 anos, além de que passar por ele é quase missão impossível, pois compensa a falta de velocidade com uma excelente orientação táctica com um sentido posicional irrepreensível. Já Piqué vai ser, concerteza, o melhor central do Mundo (neste momento, melhor que ele só Nemanja Vidic). Jovem, 24 anos, tem ainda margem de progressão, o que faz com que o futuro se avizinhe risonho para este catalão. É rápido, e é ai que está o segredo do Barcelona, pois compensa a falta de velocidade de Carles Puyol.

No meio-campo, reside um dos piores trincos das chamadas "equipas de topo". Sergio Busquets, na minha opinião, só joga porque o seu pai é o treinador de guarda-redes do Barcelona, pois não têm qualidade mínima para jogar no Barcelona, onde um jogador como Fernando encaixaria como uma luva e é muitíssimo melhor que este catalão. Além disso, Busquets passa a maior parte do jogo ou a "chorar" ou a fazer queixas ao árbitro, o que ainda lhe tira mais crédito como jogador. A sua sorte é ter dois jogadores à sua frente que são simplesmente fenomenais! Xavi tem 30 anos, mas continua a revelar uma consistência que é difícil de encontrar em qualquer jogador de futebol. Faz passes como ninguém, e Messi que o diga, pois é de passes do catalão que o astro argentino faz muitos golos. Só me ocorre uma palavra para definir Xavi: único! Ao seu lado, Andrés Iniesta, um jogador que, sem dar nas vistas, é fundamental para o futebol do Barcelona. Faz qualquer posição no meio campo e nos flancos ofensivos, mas é ao lado de Xavi que rende mais. Dono de uma qualidade de passe fantástica, alia a cultura táctica à técnica e "não sabe jogar mal". É nestes dois jogadores que está a qualidade de jogo do Barça, são fundamentais, tanto no processo ofensivo como defensivo.

No ataque, 3 jogadores que são uma máquina de criar oportunidades e golos. No lado direito, o melhor jogador do Mundo e um dos melhores de sempre (se já não for). Messi, o astro argentino, é um jogador fenomenal, com um drible curto que tira qualquer adversário do caminho num ápice e que é capaz de levar um equipa inteira atrás de si numa só jogada. O seu único defeito será, muito provavelmente, o jogo aéreo, pois nunca conseguiu marcar um golo de cabeça. No lado esquerdo, Pedro Rodriguez, (mais) um jogador da cantera e que gradualmente tem vindo a conquistar o seu espaço, sendo agora um dos indiscutíveis de Pep Guardiola. É um extremo voluntarioso, não sendo muito vistoso tecnicamente, ajuda muito Abidal nas tarefas defensivas. Ele que quase conseguia ser o primeiro jogador da história a marcar em todos os jogos da fase de grupos da L:iga dos Campeões, tendo marcado nos 5 primeiros jogos, não tendo jogado o último jogo, contra o Rubin Kazan. O ponta-de-lança desta mirabulástica equipa é David Villa, contratado ao Valência no início desta temporada, por 40M€. Não defraudou as expectativas, tendo justificado o avultado investimento feito pelos catalães. Titular na selecção espanhola, conquistou o seu lugar ao sol no 11 "blaugrana", sendo também ele um indiscutível de Guardiola. É dono de um remate espontâneo e é muito móvel, podendo actuar no centro ou numa das alas.

Que acham desta equipa do Barcelona? Será mesmo esta a melhor equipa do Mundo? Conseguirá continuar nesta senda de resultados durante muitos e longos anos? Ou o Real de José Mourinho conseguirá impedir esta onda vitoriosa dos catalães?

2 comentários:

  1. Sem dúvida que o Barça é a melhor equipa do mundo e não há Real Madrid que lhe chegue aos calcanhares. O Messi, o meu jogador favorito, é sem dúvida uma lenda mundial, e se continuar assim pode vir a ser o melhor de todos os tempos( se já não o é). Mas numa coisa tenho de discordar. Este "pequeno GRANDE" jogador já marcou pelo menos três golos de cabeça: Um na final da Champions contra o Man Utd, e mais dois na liga BBVA. Mas tenho também a dizer-vos que adorei a rubrica! Espero que continuem! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Sim. O Barcelona é sem dúvida a melhor equipa do mundo. Tem jogadores de uma qualidade tremenda que fazem jogadas espectaculares, com uma facilidade e inteligência excepcional! Preocupam-se com a posse de bola e no momento certo, há alguém que aparece e faz golo. Mas numa coisa tenho de discordar. O Messi, o meu jogador favorito, o melhor jogador do mundo ( talvez o melhor de sempre) já marcou alguns golos de cabeça! Aliás, um deles foi marcado contra o Man Utd de CR7, na Champions á poucos anos atrás.Mas a rubrica está excelente... CONTINUEM!!!

    ResponderEliminar

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!