sábado, 4 de junho de 2011

Portugal vence Noruega e salta para o primeiro lugar!

Por Miguel Gonçalves

Estádio da Luz, 04 de Junho de 2011. Jogo decisivo para a selecção portuguesa, pois via-se obrigada a ganhar para continuar na luta pelo Europeu, contra uma Noruega que, sem dúvida, é uma das melhores equipas a jogar... sem bola. Portugal limitou-se a tentar explorar os "minuciosos" espaços que a defensiva norueguesa dava, mas esta selecção é um osso muito duro de roer, pois percebe ao pormenor todos os processos ofensivos e defensivos dos adversários. A velha raposa que comanda esta equipa era conhecido por "Driller", por ser um malabarista em campo, contudo, como treinador, é um verdadeiro líder, pois percebe que para a sua equipa ganhar, tem que utilizar as suas armas, e não jogar de igual contra as restantes equipas.

Na primeira parte, Portugal dominou o encontro, contudo, as melhores oportunidades de golo pertenceram aos noruegueses. Aos 16', a primeira oportunidade de golo para a Noruega, com B.H.Riise a rematar para uma enorme defesa de Eduardo, numa rápida jogada de contra ataque. Dois minutos volvidos, aos 18', um remate de Meireles que rasou a barra, tirando mesmo tinta ao poste. Aos 24', a segunda oportunidade de golo da Noruega, esta ainda mais flagrante que a anterior, novamente com B.H.Riise a rematar, Meireles corta deficientemente e depois M.G.Pedersen a rematar incrivelmente por cima. Aos 31', João Pereira cruzou, a bola sobrou para Nani, que amorteceu para Carlos Martins, que rematou contra Brede Hangeland, num remate perigoso. Aos 40', numa das únicas jogadas de perigo vindas do lado esquerdo, Coentrão passou com alguma sorte por Hogli, cruzou e Ronaldo, elevando-se a uma altura impressionante, cabeceou à figura de Jarstein.

Na segunda metade, Portugal entrou mais forte, com Nani, aos 50', a rematar fortíssimo, com a bola a rasar a barra. Aos 53', Portugal chegou, finalmente, ao golo, através de Hélder Postiga, antecipando-se a Demidov, num cruzamento rasteiro de Nani. Estava, assim, aberto o marcador e, também, o jogo. Apesar de ter marcado o golo, Portugal não abrandou o ritmo e aos 57' Martins rematou rasteiro ao canto inferior direito de Jarstein, com este a fazer uma excelente defesa. Aos 62', depois de um cruzamento largo de João Pereira, Ronaldo faz uma recepção fantástica, dá a bola a Martins que remata para mais uma boa defesa do guarda-redes norueguês. A substituição de Carew por Abdellaoue fez com que os noruegueses ficassem mais atrevidos no ataque, apesar de continuarem a defender com os 11 homens. Apesar do marroquino naturalizado norueguês não ser tão possante como Carew, tem mais mobilidade, fazendo a sua selecção atacar de uma forma diferente da que fazia na primeira parte. Aos 69', lance duvidoso na área portuguesa, com Abdellaoue a cair com um empurrão escusado de Bruno Alves, mas o contacto parece não ser suficiente para fazer com que o jogador caia com o aparato que caiu. O jogo, a partir dos 70', passou por uma fase monótona, em que o futebol praticado fazia adormecer qualquer espectador mais atento. Aos 82', lance muito duvidoso na área norueguesa, com um penalti claríssimo de Demidov, a atropelar Nani; no seguimento do lance, Cristiano Ronaldo demorou muito tempo quando só tinha um norueguês pela frente e perdeu uma excelente oportunidade de golo. A dois minutos do final, Ronaldo quase marca, num excelente remate colocado. Ao mesmo tempo, um jovem adepto entrou no relvado, arrancando os aplausos do público.

Destaques  positivos:

Hélder Postiga - Marcou o primeiro golo, desbloqueando uma partida que, até aí, estava a prever-se muito complicada.

Nani - É, neste momento, um dos melhores jogadores do mundo. Na primeira parte foi sempre ele que desiquilibrou e foi dele que surgiu a assistência para o golo de Hélder Postiga.

Eduardo - Não foi muitas vezes chamado a intervir, mas quando foi chamado, respondeu sempre com grandes defesas, nomeadamente ao remate de B.H.Riise, aos 16'. Redimiu-se, também, da exibição na primeira mão, onde cometeu um erro crasso.

Pepe - Grande exibição do luso-brasileiro. Anulou completamente Carew, impedindo que este criasse qualquer situação de perigo para a baliza portuguesa.

B.H.Riise - Sem dúvida o melhor jogador da Noruega neste jogo. Grande pulmão e grande entrega ao jogo, coroadas com dois grandes remates, com Eduardo a negar-lhe o golo.

Destaques negativos:

Demidov - O central norueguês teve uma noite para esquecer. Primeiro, foi antecipado com muita facilidade por Postiga no golo português. Depois, cometeu um penalti sobre Nani, que o árbitro não quis ver.

John Carew - O jogador com mais nome na selecção nórdica foi uma autêntica nulidade esta noite, sendo completamente anulado por Pepe, que não lhe deu uma nesga de espaço. 

Eis os 11's iniciais:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!