domingo, 5 de junho de 2011

FCPorto: o novo campeão nacional!

Por: Frederico Sampaio.


Os novos campeões nacionais realizaram uma época exímia! Não só a nível interno (conquistando Super Taça, Campeonato e Taça de Portugal), mas também a nível Internacional, conquistando a Liga Europa na final de Dublin diante do Braga.
27 vitórias, 3 empates, 0 derrotas, 73 golos marcados e apenas 16 sofridos, são estes os números que traduzem a época histórica e exemplar dos pupilos de André Villas-Boas, que conseguiram acabar o campeonato sem uma única derrota e sendo também o melhor ataque e defesa!
Actuando quase sempre em  4x3x3, foi esse o segredo táctico, já característico do dragão que levou o FCPorto a mais uma época de enorme sucesso.

Eis o onze:

Futebol Clube do Porto - SAD 4-3-3 football formation

Helton- O capitão de equipa foi o dono das redes ao longo da época, tendo uma grande importância ao nível de integração de novos jogadores e da transmissão da mística do clube, dado que é um jogador da casa.
Realizou uma excelente época, visto que foi o guarda-redes menos batido do campeonato e fez algumas defesas notáveis que salvaram o FCPorto de perder pontos.

Sapunaru- Foi o ano da sua afirmação, talvez nem os portistas esperavam que ele fosse capaz de uma época tão regular como fez. André Villas-Boas conseguiu tirar o "suco" máximo do romeno, sendo que muitas vezes foi preferido em detrimento de Fucile, jogando mesmo quando este não se encontrava lesionado.
Sempre bem na contensão, permitiu que Álvaro Pereira fugisse mais pelo lado esquerdo, uma vez que Sapunaru não tem muita queda para o ataque.

Rolando - Com a saída de Bruno Alves, Rolando assumiu-se como o principal comandante da defensiva portista, fazendo dupla de forma alternada com Maicon e Otamendi, sendo ele a comandar as "tropas". Realizou mais uma época consistente despertando o interesse de alguns emblemas europeus.

Otamendi - Demorou a impor-se no "onze" dos dragões, mas depois de agarrar o lugar não saiu mais do eixo da defesa, sendo que Maicon voltou apenas a fazer dupla com Rolando em jogos que Villas-Boas rodava a equipa.
Realizou a sua primeira época em Portugal e já deixou bons indícios do excelente central que é, apontando golos importantes (frente ao Braga) e sendo bastante forte defensivamente apesar da sua baixa estatura.

Álvaro Pereira - Álvaro Pereira é sem dúvida um indiscutível do "onze" portista, um autentico velocista que enche a equipa de profundidade e alimenta o jogo aéreo de Falcao.
É um atleta incansável que corre ao mesmo ritmo durante os 90minutos e está sempre disposto a disputar todos os jogos da sua equipa!

Fernando - Na sua terceira época de FCPorto, Fernando manteve o lugar que já era seu desde a altura de Jesualdo Ferreira. Um autêntico muro à frente da defesa, jogador incansável nas compensações. O "polvo" dá mesmo a sensação de ter tentáculos, pois esta sempre em todo lado e é muito difícil um opositor deixá-lo para trás. Com Villas-Boas Fernando tornou-se mais ofensivo apontando golos, coisa que não havia feito anteriormente!

João Moutinho - A melhor aquisição do FCPorto 2010/2011. Um box-to-box fantástico, incansável, duma raça do outro Mundo. A "pulga" como é apelidado, é um jogador incansável que disputa todos os jogos como se não houvesse amanhã! Foi um dos jogadores mais utilizados neste FCPorto a par de Helton.
Não consegui marcar para o campeonato, mas foi fundamental em todo este percurso dos dragões a nível interno e externo.

Guarin - Freddy Guarin foi a maior surpresa da época. Dando sucessão ao final de época realizado com Jesualdo Ferreira, com a chegada de André Villas-Boas o colombiano explodiu e realizou passes e golos de deixar os adeptos deliciados!
Alternando a titularidade com Belluschi, foi ele quem fez a 2ª metade da época, sendo crucial para que o meio-campo dos dragões não se fosse abaixo, enchendo-o de músculo, técnica e consistência táctica!

Hulk - Um autêntico quebra-cabeças para os adversários! Força, técnica, velocidade, remate e este ano a colectividade incutida pelo seu treinador tornaram-no um jogador ainda mais completo. Realizou uma temporada excelente, sempre regular, sendo o melhor marcador do campeonato português.
Fez uma dupla temível com Falcao, apontando cerca 50% dos golos dos azuis-e-brancos.

Varela - O "Drogba da Caparica" consegui mais uma época positiva, apontando 10 golos para o campeonato e alimentando Falcao e Hulk!
"Apareceu" em jogos importantes como o de Coimbra e o do dragão frente ao Benfica.
Lutando pelo lugar com James e Rodriguez, foi sempre o mais utilizado!

Falcao - Um autêntico matador, um goleador incansável, Falcao voltou a surpreender depois de uma época recheada de golos, voltou a carga e foi o melhor marcador das competições europeias e o segundo melhor do campeonato nacional!
A par de Hulk é o homem mais cotado do plantel, sendo que será quase impossível encontrar um sucessor à sua altura caso saia no próximo defeso!


Outros destaques:

Belluschi - Jogador importantíssimo na primeira parte da temporada, fez dupla no meio-campo com João Moutinho até à sua lesão e à então aparição de Guarin!

James Rodriguez - Jogador quase sempre utilizado, entrando para o onze sempre que Falcao e Varela estavam fora de combate!
O seu talento veio ao de cima no último jogo da época ao apontar um hat-trick frente ao Vitória de Guimarães!






Depois de uma época exímia a todos os níveis, como se apresentará o FCPorto em 2011/2012?
Qual será o desempenho desta equipa no campeonato e sobretudo na aliciante Champions League?
Irá a equipa contar com as suas estrelas, Falcao e Hulk?

1 comentário:

  1. Melhor equipa do mundo, e, não fazemos publicidade à UNICEF...
    Continuação de um bom trabalho

    Abraços

    ResponderEliminar

Já não estamos na ditadura, por isso, comentem à vontade! No entanto, pedimos a todos que não haja violência verbal, pelo que todos os comentários insultuosos serão apagados. Agradecemos que comentem para evoluirmos! E assinem os vossos comentários com a opção "Nome/URL" Obrigado!